facebooktwitteryoutube
in Hospedagem Cloud - 10 Ago, 2013
by admin - no comments
Hospedagem de Site Cloud

Apesar da evolução cada vez mais rápida no mundo da tecnologia, a demanda necessária ao redor do globo é maior que essa velocidade. Várias vezes, dependendo da necessidade a nível de computação, o custo x beneficio acaba não sendo viável e decidir usar um cluster é contar com escalabilidade, disponibilidade e alto processamento por um preço relativamente baixo.

Pode-se até pensar que a hospedagem de site em cluster é uma grande novidade mas na realidade a ideia surgiu a mais de 40 anos, o que é jurássico em se tratando de computação. Uma hospedagem de site em cluster basicamente é um sistema que realiza a junção de dois ou mais computadores para que trabalhem em conjunto. Neste tipo de arquitetura, cada computador pertencente ao cluster recebe o nome de nó e independente de quantas máquinas estejam interligadas, as mesmas precisam ser vistas pelo usuário como uma única máquina.

Não é preciso, necessariamente, que todos os nós sejam iguais em se tratando de níveis de hardware, mas é importante que trabalhem com o mesmo sistema operacional, garantindo que o software controlador do cluster tenha um gerenciamento completo em todas as máquinas.

Esta ideia de interligar Mainframes na época da geração baby bommer, durante a década de 1960 deu origem ao sistema Cluster. A poderosa IBM, empresa de vanguarda em tecnologia de informática e que já tinha naquela época grande parte do domínio desta tecnologia e que possuía a necessidade de obter uma solução ao mesmo tempo em que que teria o recurso de paralelismo e fosse fortemente comercial.

Em meados da década de 1980, algumas tendências apareceram, como microprocessadores de alto desempenho, o sistema de interligar máquinas começou a ganhar verdadeiro impulso. A tendência atual é a necessidade de processamento numa escala maior, tais como em aplicações científicas e comerciais.

Já na década de 1990, os pesquisadores Donald Becker e Thomas Sterling criaram a base do que seria o modelo de cluster da atualidade. O modelo inicial foi criado inicialmente baseado em computadores pessoais e possuía 16 processadores DX4 conectados através de dois canais Ethernet acoplados, indo portanto contra o conceito de uso de potentes computadores. Isto garantiu o sucesso surpreendente e impressionante, e foi utilizado na época apenas no ambiente acadêmico, na NASA e em centros de pesquisa.

A questão mais discutida desde que os estudos sobre Cluster começaram, é o debate: Super Computador versus Conjunto de Máquinasa simples. Cada um tem a sua opinião. O mais importante, no entanto, é a utilização da hospedagem de site em Cluster para disponibilidade, escalabilidade,  e não nos vincular ao uso de apenas um hardware, compartilhando e escolhendo recursos computacionais dos tipos mais variados.

Os tipos de clusters são divididos em:

– Alta Disponibilidade

– Balanceamento de Carga

– Cluster Combinado: Alta Disponibilidade e Balanceamento de Carga.

 

Deixe uma resposta